Seminovos
(54) 99706 7627
Fale conosco
pelo whatsapp
Novos 0km
(51) 98956 4858
Fale conosco
pelo whatsapp
Atacado de Peças
(51) 99668 0490
Fale conosco
pelo whatsapp
Aluguel de Frotas
(54) 9946 2778
Fale conosco
pelo whatsapp

Blog - Betiolo Institucional

Nova placa de veículos padrão Mercosul

26/08/2020

Nova placa de veículos padrão Mercosul

O Mercosul é uma organização intergovernamental que existe desde 1991 que tem o objetivo de integrar os países membros. É composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, junto aos membros associados, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname. O México e a Nova Zelândia são membros observadores.

Em 2010, os países membros aprovaram uma resolução para unificar os modelos de placas dos veículos.

O Brasil iniciou a implantação das novas placas neste ano, depois do Uruguai (2015) e da Argentina (2016). O primeiro Estado a iniciar a substituição foi o Rio de Janeiro, mas uma decisão judicial suspendeu o novo modelo. A previsão é que os demais Estados adotem o modelo até 1º de dezembro.

Suspensão

No dia 10 de outubro, a Justiça Federal suspendeu a adoção atendendo a um pedido feito pela Associação das Empresas Fabricantes e Lacradoras de Placas Automotivas de Santa Catarina (Aplasc). A justificativa é de que segundo a resolução que implementou o modelo, o Denatran seria responsável por credenciar os fabricantes. Porém, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que essa função é dos Detrans.

Apesar da decisão, o Rio de Janeiro mantém a instalação do novo modelo. O Detran-RJ informou que a ação é direcionada ao Denatran e que não recebeu nenhuma notificação, por isso mantém o processo.

Nova placa padrão Mersocul

nova placa padrão Mercosul para os veículos possui QR-Code com todos os dados de confecção da placa, como identificação do fornecedor, data, ano e modelo de fabricação do carro. Além disso, o sistema permite que o veículo seja rastreado. Em virtude dessa tecnologia, o Denatran dispensou a obrigatoriedade de colocação do lacre.

A placa tem marca d’água de segurança e pintura difrativa dos números e das letras. No lado direito da placa ficam a bandeira do país, a bandeira do Estado e o brasão da cidade em que o carro foi emplacado.

A cor da combinação alfanumérica indica a categoria dos veículos, sendo preta para veículos particulares, vermelha para carros comerciais/de aprendizagem, azul para veículos oficiais, verde para carros especiais, amarela para diplomáticos e prateada para carros de colecionador. O tamanho é o mesmo da placa atual, 40cm de largura e 13cm de altura.

nova placa padrão Mercosul deve ser utilizada em emplacamentos de veículos 0 km ou em transferências de município ou jurisdição, em casos de mudança voluntária, substituição de placas danificadas e trocas de categorias de veículos.


Fale conosco
Loading...