Seminovos
(54) 99706 7627
Fale conosco
pelo whatsapp
Novos 0km
(51) 98956 4858
Fale conosco
pelo whatsapp
Atacado de Peças
(51) 99668 0490
Fale conosco
pelo whatsapp
Aluguel de Frotas
(54) 9946 2778
Fale conosco
pelo whatsapp

Blog - Betiolo Institucional

Mitsubishi motors: um século de história

26/08/2020

Mitsubishi motors: um século de história

A filosofia da marca japonesa é criar “carros que inspiram”. A história começa no século XIX, com a fabricação e comercialização de produtos navais e foi só quase meio século depois, em 1917, que a Mitsubishi começou a produzir automóveis, graças a visão empreendedora do presidente da empresa na época e neto do fundador da marca. Foi então lançado o Mitsubishi Model A, o primeiro carro fabricado em série no Japão. O sedã comportava sete pessoas e, em virtude do alto preço de fabricação, foram produzidas apenas 22 unidades do modelo. 

Nas décadas seguintes, a Mitsubishi se consolidou no mercado com suas inovações, como o protótipo do primeiro caminhão, em 1918, e o primeiro carro japonês com tração 4x4, produzido para fins militares em colaboração com o governo do país. A Segunda Guerra Mundial abalou a economia do país e dividiu a Mitsubishi em três indústrias regionais. 

Ainda assim, a empresa se manteve firme e continuou inovando no setor. Em 1947 trouxe o mercado o ônibus elétrico, provando que haviam formas alternativas de combustíveis, o que se comprovou em 1970, com o lançamento do Minica, o primeiro carro elétrico disponibilizado ao público. Foi neste período que a Mitsubishi cresceu exponencialmente com o lançamento de diversos modelos de sucesso, o que permitiu que a marca iniciasse seu processo de globalização.

frente de um carro Mitsubishi 

Mitsubishi Motors

Foi só em 1970 que surgiu a Mitsubishi Motors e um ano depois a montadora passou a vender seu modelo batizado Dodge Colt nos Estados Unidos. No final da década, operando também na Europa, rompeu a barreira de 1 milhão de unidades produzidas em um ano, marca histórica para a época.

Em 1973 foi lançado o clássico Lancer, modelo que existe até hoje (com as devidas atualizações, é claro). O modelo dominou o Rally Australian Southern Cross arrebatando as três primeiras posições.

Na década de 1980, a Mitsubishi Motors desenvolveu o primeiro motor Turbo Diesel com economia de energia e eixo silencioso. O modelo de maior sucesso de vendas da marca também foi criado nesta década: o utilitário esportivo Pajero.

Mitsubishi Pajero

Mitsubishi no Brasil

Só em 1991 chegaram os primeiros veículos Mitsubishi no Brasil. Durante os seis primeiros anos a marca operou como representante no país, e só em 1997 se tornou a primeira fábrica de automóveis com capital 100% nacional.

A primeira produção no Brasil foi a Mitsubishi L200, branca, com as características mais desejadas pelo brasileiros: cabine dupla, motor a diesel e tração 4x4. Nesta época, eram produzidos 5 veículos por dia. Em apenas dois anos, a capacidade passou para 30 mil unidades por ano, em duas linhas de produção. 

Nos anos seguintes, a Mitsubishi implantou um projeto batizado Anhanguera, que previa a expansão da fábrica e ampliação dos processos de produção, nacionalização de alguns produtos e lançamento de alguns veículos. Cumprindo o cronograma, a fábrica lançou a Pajero TR-4, sucesso em vendas, seguida pela picape L200 SPORT.

Em 2007, a Mitsubishi lança o primeiro veículo 4x4 Flex do mundo, inovação aliada a sustentabilidade. Quatro anos mais tarde, o Lancer começa a ser importado para o Brasil, ingressando no segmento dos sedãs. Em 2014, o modelo passa a ser produzido nacionalmente.


Painel interno de um carro Mitsubishi

Maior aliança automotiva do mundo

Em 2016, a Renault-Nissan comprou parte das ações da Mitsubishi Motors, formando a maior aliança automobilística mundial em volume de vendas e a sexta maior montadora japonesa. A aliança também é líder na produção de carros não-poluentes, além de desenvolver tecnologias para veículos autônomos, acessíveis e conectados, pensando na mobilidade do futuro.

A Mitsubishi Motors produz mais de 20 modelos de automóveis em 20 fábricas espalhadas pelos 4 continentes e vendendo em mais de 160 países. Em 2017, a empresa vendeu mais de 1 milhão de automóveis.

Uma marca com tanta tradição oferece potência para você dirigir seu mundo. Passe em uma das lojas Betiolo e conheça todos os modelos disponíveis.

Fale conosco
Loading...